sábado, 14 de maio de 2016

Síndrome do Intestino Irritável


Fonte: Google Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOVI3j-WjUKmiYOVVK67a19QsrCfEpuMI_V572ksBip0Q9RiBBuexO83ZERJ_hxTZ7deidgB9NUkEtWZVULoQ0sCoF_LTGF-DidK5NBLnUkuGaOiS5pqcPelF1uGkyLfLbH-SvtMKZjw8/s1600/stress.png>
          A Síndrome do Intestino Irritável (SII) apresenta-se como um conjunto de sintomas provocados pelo mau funcionamento do intestino, que consistem mais freqüentemente de dor abdominal, estufamento, constipação ("intestino preso") e diarréia. Muitos pacientes com SII alternam diarréia com constipação. Pode haver muco presente junto às fezes.

Fonte: Google Disponível em: <http://melhorcomsaude.com/wp-content/uploads/2014/06/Colon-irritable-500x325.jpg>

                Não se trata de um defeito anatômico ou estrutural, nem de desordem física ou química identificável, ou seja, não há doença orgânica detectável. É um distúrbio da motilidade intestinal (as contrações musculares rítmicas dos intestinos que levam a comida digerida adiante) e uma percepção anormal de estímulos no intestino, que em pessoas sem o problema não acarretariam qualquer desconforto, ou seja, o intestino destas pessoas parece ter uma sensibilidade aumentada (são mais sensíveis) a diferentes estímulos como determinados alimentos e a ansiedade (stress).


               Os principais sintomas são dor e desconforto abdominal associado com alterações nas fezes, porém variam de pessoa para pessoa.  Alguns apresentam constipação, outros diarréia ou ainda alternância entre diarréia e constipação. Podem referir também sensação de estufamento e distensão abdominal, decorrente da fermentação de gases no cólon.  Os movimentos do cólon podem estar aumentados, impulsionando muito rapidamente o bolo fecal, não permitindo a adequada absorção desse fluido, deixando as fezes com excesso de água, o que se manifesta como diarréia. Por outro lado, quando o intestino trabalha muito lentamente as fezes ficam em contato por muito tempo com as paredes intestinais, favorecendo uma maior absorção de água, deixando-as endurecidas e secas, características da constipação intestinal.


Fonte: Google Disponível em: <http://www.drfernandovalerio.com.br/imagens/doencas/organograma_intestino_irritavel.jpg>

Para maiores esclarecimentos deixamos um vídeo com algumas explicações adicionais.  



Rafaella Cardoso Gonzalez, graduanda de medicina da Uninassau



Referências Bibliográficas:

Quigley E, Fried M, Gwee KA, et al. Irritable bowel syndrome: a global perspective. 2009. World Gastroenterology Organization (www.worldgastroenterology. org).
- FILHO, P. P. S. M., Síndrome do Intestino Irritável. Rev. Bras. de Medicina. v.67, n.9. Set. 2010
-GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário