quinta-feira, 3 de março de 2016

O que as fibras musculares de Usain Bolt tem a ver com seu desempenho???




Fonte: Google, Disponível em: http://revistarumo.com.br/upload/site_explore/Usain-Bolt.-La-foudre-frappe-toujours-deux-fois.jpg
        

Usain Bolt é um jamaicano, recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos e também do revezamento 4 X 100 metros. Ele é o único atleta na história do atletismo a se tornar bicampeão em todas as três modalidades em Jogos Olímpicos de forma consecutiva e a conquistar seis medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo onze vezes campeão mundial. Como todo corredor e atleta ele treina a sua musculatura cotidianamente para melhorar o seu desempenho, porém apenas treinamento não garante tal feito. Há um componente biológico fundamental para isso, o tipo de fibra muscular que o seu corpo possui.
            Existem três tipos de fibras musculares as de contração lenta, contração rápida e as mistas. As fibras de contração lenta estão relacionadas a atividades de resistência e de longa duração, como as maratonas, utilizam para seu suprimento energético vias aeróbicas, e são altamente resistentes a fadiga. Já as fibras de contração rápida estão relacionadas a atividades que necessitam de força e de curta duração, utilizam vias anaeróbicas para suprimento energético e fadigam rapidamente. Já as mistas são fibras que apresentam vias energéticas que diferem das duas anteriores e estão mais presentes em indivíduos não atletas. Esses tipos estão presentes em todos os grupos musculares do organismo, no entanto, há o predomínio de um tipo sobre o outro dependendo do músculo e de fatores genéticos fazendo com que indivíduos possuam mais fibras rápidas e outros mais fibras lentas.


 Fonte: Google. Disponível em:http://www.institutonanocell.org.br/wp-content/uploads/2014/11/Slide11-300x225.jpg



            As fibras rápidas têm maior diâmetro quando comparadas as fibras lentas. Com isso podemos observar que um atleta velocista, na maioria das vezes ele é bem mais musculoso que um maratonista, porém ambos são atletas. Assim comprovamos que a genética e o treinamento influenciam diretamente na capacidade de cada indivíduo diante de determinados exercícios. Portanto, ao analisarmos Usain Bolt percebemos que há um maior treinamento para suas fibras musculares de contração rápida, mas também o seu padrão genético tem mais fibras de contração rápida assim favorecendo para que o seu desempenho seja surpreendente.

Rafaella Cardoso Gonzalez, aluna de medicina da UNINASSAU



BICUDO, J.E.P.W. 2013. Atividade Física e Plasticidade da Musculatura Esquelética. Revista da Biologia. <<Disponível em: http://www.ib.usp.br/revista/>>


Nenhum comentário:

Postar um comentário