quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ÁCIDO FÓLICO E A SAÚDE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL



          Um bom funcionamento do sistema nervoso durante a vida, estar diretamente ligado a sua formação ainda na fase embrionária. O tubo neural, que mais tarde dará origem ao sistema nervoso, tem o início de sua formação entre a quarta e a oitava semanas de gestação. Nessa fase níveis adequados de ácido fólico, vitamina do complexo B, tem papel fundamental na no fechamento completo desse tubo, e sua deficiência no organismo da gestante pode acarretar mal formações congênitas, como a espinha bífida e anencefalia.

FONTE:https://www.google.com.br/search?q=forma%C3%A7%C3%A3o+tubo+neural

             A anencefalia ocorre quando o fechamento da extremidade superior do tubo neural não se dá, resultando na ausência do cérebro. Estas gestações em geral resultam em aborto e aqueles nascidos vivos morrem poucas horas, ou dias, após o parto. Já a espinha bífida está relacionada com o fechamento incompleto da extremidade inferior do tubo neural, causando danos medulares significativos. Apesar da possível correção cirúrgica, a lesão nervosa é permanente e resulta em níveis diversos de paralisia dos membros inferiores, bexiga e intestino. Além do comprometimento físico, a maior parte dos indivíduos afetados também apresenta dificuldade de aprendizado.


FONTE:https://www.google.com.br/searchq=forma%C3%A7%C3%A3o+tubo+neural&biw=1366&bih=623&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa

          A Organização Mundial da Saúde e a sociedade médica sugere 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina. Ela atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos (glicina) e síntese de purinas e pirimidinas, síntese de ácido nucléico DNA e RNA e é vital para a divisão celular e síntese protéica. Consequentemente sua deficiência pode ocasionar alterações na síntese de DNA e alterações cromossômicas. Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe. Na dúvida consulte sempre seu médico!

FONTE:https://www.google.com.br/search?q=suplementa%C3%A7%C3%A3o+com+acido+folico&biw=

Juliana Couto, estudante de medicina da UNINASSAU.

Referências:
Santos LMP, Pereira MZ. Efeitos da fortificação com ácido fólico na redução dos defeitos do tubo neural. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(1):17-24, jan, 2007.
Guyton AC, Hall JE. Tratado de fisiologia médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 478, 479.
http://www.planetabebe.com.br/df_tuboneural1.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário